Colaboração entre Converse e Comme des Garçons (CDG)

 



Conheça a História da Marca Comme des Garçons (CDG)

Insatisfeita com as roupas convencionais que encontrava para vestir os modelos, a então stylist Rei Kawakubo resolveu materializar as vestimentas que tinha em seus pensamentos. Foi assim que, em 1969, nasceu a Comme des Garçons.

 

Aos 27 anos, formada em Filosofia, Artes e Literatura, ela aplicou conhecimentos das três áreas no design de suas peças. Aspectos recorrentes da imperfeição, da impermanência e a valorização de espaços vazios, aliados a silhuetas assexuadas, assimetria e muitos volumes, formaram o conjunto de características que fizeram da marca um sucesso em seu país de origem.

 

Para Kawakubo, o processo de criação de uma coleção é uma colaboração próxima com uma série de indivíduos, começando pelo seu fornecedor de tecidos, passando para os cortadores de seu ateliê, divididos em equipes específicas compostas, em sua grande maioria, por mulheres. O humor e os sentimentos da designer também interferiam diretamente em todas as etapas de criação.



Rei Kawakubo seguiu os passos de Kenzo, o primeiro designer japonês a entrar no mercado ocidental com força. Em 1981, já com treze anos de marca e estabelecida no Japão, foi realizado o primeiro desfile da Comme des Garçons em Paris. A apresentação foi um choque para muitos críticos de moda e - junto aos desfiles de Yohji Yamamoto e Issey Miyake - serviu como ponto de partida para redefinir conceitos que, até então, eram imutáveis.

 

A Comme des Garçons trouxe para o ocidente um novo jeito de abordar e enxergar a moda, com formas estruturais que escondiam o corpo, em contraposição ao que estava em voga na época. Roupas pretas destruídas, amassadas, rasgadas e repletas de sobreposições dividiram os jornalistas entre aqueles que consideraram o trabalho de Kawakubo um funeral autoritário e aqueles que sentiram-se intrigados com a visualidade das peças e tentaram, no - mais óbvio clichê - relacioná-las aos kimonos japoneses.

 

Daí em diante, o crescimento da marca foi ininterrupto. Em 1995, a Comme des Garçons já contava com 450 funcionários e lojas em Paris e Nova York, além de pop-up stores (ou lojas de guerrilha, como eram chamadas) espalhadas pela Ásia. Até hoje, a empresa é independente, devido a escolha de Kawakubo de não fazer parte de grandes conglomerados. No entanto, a designer é cuidadosa e adota uma estratégia de mercado onde o sucesso financeiro é parte essencial para manter a independência e a liberdade criativa.

E então nasce a colaboração com a Converse... 

  


A Comme des Garçons PLAY é a divisão mais popular e a porta de entrada para o universo da marca. O inconfundível coração desenhado por Filip Pagowski aparece em camisetas, moletons, suéteres e no famoso Chuck Taylor 70, em colaboração com a Converse.

O peculiar logotipo de coração e olhos, imaginado pelo artista gráfico nova-iorquino Flip Pagowski e Comme des Garçons Rei Kawakubo, é tão reconhecível quanto o próprio Chuck Taylor All Star. A reviravolta divertida do CDG no icônico Chuck 70.


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Fontes: Farfetch

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